A Copa do Mundo e as oportunidades para o seu negócio
A Copa do Mundo é um evento que definitivamente movimenta o Brasil. Para os empreendedores, é importante saber que o marketing esportivo super estima propositalmente o número de pessoas que realmente gostam de futebol em nosso país. Mas é durante esta competição mundial que toda essa cultura plantada atinge de fato a massa, e com isso, surgem várias oportunidades a serem exploradas pelo seu negócio.
A psicologia do consumo aplicada à Copa do Mundo
Se você não atua diretamente nos setores que mais faturam na Copa do Mundo (uniformes, bandeiras, eletrônicos, restaurantes, bebidas, etc), ainda assim você pode explorar este evento. No geral, a copa do mundo não irá potencializar as vendas em si, mas poderá atrair simpatia e atenção para o seu negócio. Leve em consideração que as pessoas estão estimuladas a falarem sobre isso, querem estar antenadas sobre resultados, datas de jogos e estão interessadas pelo tema. Aproveite isso para atraí-las para o seu negócio. Qualquer estímulo é válido.
Dicas e estratégias para impulsionar seu negócio com a Copa do Mundo
- Ofereça conteúdo: Considere o perfil de seu público e o mantenha informado sobre os eventos da Copa. Faça posts com resultados, data de jogos, etc.;
- Ofereça brindes: Brindes relacionados à Copa do Mundo geralmente podem ser simples, baratos e atrativos, como por exemplo: tabela dos jogos, bandeiras, botons, etc.;
- Faça promoções: crie promoções relacionadas a data de jogos, resultados, etc. Além de promover produtos, ainda gera muita janela de ações para engajamento;
- Faça de cada jogo um evento: Durante os jogos, faça transmissões, ofereça resultados em tempo real e deixe claro para seu público que você torce pela nossa seleção.
Alguns cuidados que você precisa ter
A FIFA é a detentora dos direitos de propriedade intelectual da marca Copa do Mundo. Para ações comerciais, existem inúmeras restrições que você deve se atentar. Por exemplo, nunca use o termo “Copa do Mundo” ou “Seleção Brasileira” em anúncios ou postagens de marketing, pois você poderá correr o risco de ser penalizado e inclusive pagar multas por quebra de direitos.
Precisa de ajuda para promover seu negócio durante a Copa do Mundo? Conte com a Pictore!