Aprenda a vender produtos em seu e-commerce
Criar uma loja virtual envolve muita transpiração! É preciso esforço, investimento e muita força de vontade para tirar a ideia do papel e cumprir toda jornada até que a loja esteja pronta e desbravando o mercado.
Nesta jornada, muitas demandas comumente são terceirizadas, como é o caso da criação da loja, da identidade visual da marca, etc., e devem executadas por empresas qualificadas e consolidadas, como a Pictore, pois elas serão o alicerce de seu negócio.
Mas vamos falar hoje sobre demandas que, na maioria das vezes, são realizadas pela própria equipe da loja; aquelas ações cotidianas e rotineiras, e que fazem toda a diferença na performance da loja e no aumento das conversões. As dicas a seguir são para você!
Entenda que você não vende produtos
Nenhuma loja virtual vende produtos; no geral elas vendem sonhos, soluções de problemas, conquistas, conforto etc. Não venda o seu produto, mas sim o que ele representa quando seu cliente o conquistar. Esse deve ser seu foco na comunicação.
A descrição do produto é determinante na decisão da compra
Não se limite a descrever seu produto apenas de forma técnica ou copiando a descrição do fabricante. A descrição de um produto deve causar emoções, ter uma linguagem que cause identificação com o público e ative gatilhos mentais.
Fale sobre as vantagens, os diferenciais, ensine a melhor forma de usá-lo e deixe claro como o produto é fantástico e como mudará a vida da pessoa ao comprá-lo. Agregue valores emocionais e conceituais. Torne seu produto único e insubstituível ao falar dele.
Já ouviu falar de SEO? Se ainda não, pesquise sobre isso urgente!
Por ora vou ser bem simplista: inclua nas descrições e títulos dos produtos palavras, frases e expressões que seus clientes utilizam quando buscam seus produtos. Isso ajudará o Google e demais ferramentas a exibi-los quando forem “buscados”.
Fale também sobre a parte técnica
As informações técnicas darão sustentação ao discurso conceitual. Descreva de forma clara e estruturada as especificações do produto e garanta que seu cliente não ficará em dúvida sobre nenhum detalhe: tamanho, material, funcionalidades, recursos, etc.
Vale ressaltar também que tal especificação é norma obrigatória, e deve estar presente na hora de vender um produto. Caso contrário, você poderá ter problemas com órgão de proteção ao consumidor.
A foto do produto é o principal estímulo
Antes de ter acesso a qualquer informação sobre o produto, o cliente já terá visto sua imagem. Isso é regra. Se a imagem não agradar, o cliente perde o interesse e você perde a venda. Por isso é importantíssimo levarmos em consideração algumas regras básicas:
Padronização: não importa se serão no fundo branco ou azul; ou se estarão dispostas vestindo modelos ou em cabide; se serão tiradas com cenários ou composições. O que importa é: uma vez definido, mantenha o padrão em todas as imagens.
Qualidade: a imagem deve ter boa qualidade para que o cliente possa visualizar os detalhes. Um dos pontos negativos da loja virtual é o cliente não poder tocar ou experimentar um produto antes de comprar. Não o prive também da experiência de vê-lo.
Quantidade: promova pelo menos quatro imagens diferentes do produto, seja no ângulo em que é exibido ou na aplicação. Essa é a quantidade mínima para que o cliente tenha confiança de como será o produto quando for entregue. Mas quanto mais, melhor.
Humanização: é importante exibir a aplicação do produto: roupas, sapatos e assessórios vestindo modelos, ou outros produtos sendo utilizados, ajudam o cliente a entender a aplicação do produto e criar melhor o cenário emocional a ser atingido com a compra.
Não trate nenhum produto como “mais um produto”
Cada produto que você vende deve receber atenção a todos estes detalhes. É comum um lojista dar atenção apenas aos produtos âncoras e os “carros-chefe” do negócio. Porém, um produto mal exibido ou mal informado pode queimar sua marca como um todo.