Black Friday 2022: Venda muito pelo desejo, não pelo preço
O instituto de pesquisa ipsos, a pedido do Google, confirmou o óbvio: tem muita gente a fim de consumir nesta Black Friday 2022. Mais especificamente 7 em cada 10 consumidores. Se engana aquele que acha que o sucesso desta data é devido aos supostos preços baixos. O que motiva mesmo é o desejo inato pelo consumismo, cujo gatilho é ativado por uma mídia focada em despertar desejo e o famoso FOMO, ou seja, a sensação de que a oportunidade de consumo é única naquele momento.
A Black Friday na cabeça do consumidor
A Black Friday gera expectativa. Muitas pessoas aguardam a data ansiosas por acesso a itens de desejo. A promessa de preços baixos e condições exclusivas motivam o consumidor a ir atrás de produtos que há algum tempo aguardam a viabilidade da compra. Geralmente o consumidor chega nesta data motivado a concretizar uma compra, pois acredita que não encontrará uma oportunidade melhor no futuro. Por isso, é uma época onde todo o apelo de venda deve ser focado na urgência.
Estratégias para venda na Black Friday
O erro de muitos vendedores é focar no preço dos produtos, quando no inconsciente coletivo das pessoas, todos os produtos já deveriam estar baratos de qualquer jeito. É preciso sim deixar claro para o consumidor que o produto está mais barato, mas isso todo mundo estará fazendo. O segredo aqui é trabalhar com a escassez. Seja de estoque ou seja na oportunidade de efetivar a compra em condições exclusivas. A criatividade deve falar mais alto que o preço. Grande parte dos produtos vendidos na black friday, são vendidos até mesmo mais caros do que estavam há poucos dias antes. Lembre-se do título deste artigo: não é preço, é desejo!
Melhorando as vendas na prática
Aplique essas regras e veja suas vendas estourarem na Black Friday:
- Afirme, de forma apelativa, que o preço despencou;
- Defina uma condição de urgência na compra (poucos no estoque, promoção termina em 20 minutos, etc);
- Torne seu produto exclusivo, oferecendo em forma de kits ou incluindo adicionais que dificulte o consumidor de pesquisar por um produto idêntico em outras lojas;
- Tenha produtos de apoio para criação de kits (lucre apenas em 1);
- Deixe claro que todo mundo está aproveitando a promoção (x já vendidos, x consumidores visualizando o produto, etc);
- Invista em tráfego pago para movimentar suas redes para incentivar um efeito manada;
- Faça remarketing em tempo real com desconto imediato. Se o consumidor saiu do seu site sem comprar, ele provavelmente já está buscando produtos semelhantes em outro.
Lembre-se que a black friday não é uma época para gerar desejo. O consumidor já deve estar motivado nesta data. Todo o esforço deve ser focado na venda.
Não perca essa oportunidade! Se precisa de ajuda para elaborar essas ações, conte com a Pictore!