Conquistando o Público Ideal para o seu Negócio
O maior erro de quem abre um negócio é atirar para todos os lados. Fazer comunicação, anúncios e ações genéricas para atingir a todos, acaba não atingindo ninguém. Para evitar isso, é muito importante saber trabalhar com quem é realmente o público do seu negócio.
Para ajudar você, a Pictore criou essas 8 dicas de como definir o público do seu negócio.
1- Pesquise o Mercado
Antes mesmo de validar um negócio, é preciso estipular um público potencial para o mesmo. Uma forma de fazer isso é analisar o público de outros negócios que vendem produtos ou serviços como o seu e que alcançaram um posicionamento parecido com o que você pretende alcançar.
2- Use a intuição
Ao explorar um nicho de mercado, já é possível intuir um público ideal. Utilizando a intuição para encontrar características do seu cliente potencial permite ter um diferencial que envolve a sua bagagem e o conhecimento que você já possui no mercado que seu negócio atua.
3- Seu público não é você
Se você se considera um público do seu negócio, entenda que as pessoas são diferentes e nem sempre o que é o melhor para você, também é o melhor para os seus clientes. Evite utilizar preferências pessoais ao tentar definir seu público ideal. Essa regra não vale para os seus valores.
4- Filtre o público que te dá resultado
Ao analisar o seu público atual, considere apenas os 20% que te dão melhor resultado, levando em consideração receita, fidelidade e facilidade em lidar com o cliente. É esse o público que você deve focar em atrair para o seu negócio. Mas nunca perca nenhum cliente, apenas foque nos melhores.
5- Saiba onde encontrar o seu público
Se seu negócio for online, utilize ferramentas de métricas para descobrir as regiões que mais se concentram o seu público. Se você possui um negócio físico, tente conseguir essa informação através de cadastro ou outras ações promocionais.
6- Saiba o que agrada o seu público (além do seu negócio)
Traçar paralelo de gosto é uma forma eficiente de atrair e fidelizar seu público. Um exemplo óbvio disso é um restaurante que oferece música ao vivo de um estilo bem específico. Encontre paralelos de gosto de seu público, e aproveite disso no seu negócio.
7- Crie personas específicas
Uma das últimas etapas é criar personas específicas do seu público. Para isso, basta transformar conceitualmente todo o seu público ideal em pessoas individuais, e encontrar características definidas para essas pessoas. Sempre que você se comunicar com seu público, é para estas pessoas que você está se comunicando.
8- Não tenha medo de mudar
O mercado muda e as pessoas mudam. Seu público pode mudar, e você deve estar atento para isso. Ao identificar que um público diferente está sendo atraído para o seu negócio, não deixe de explorá-lo, e se for vantajoso, reposicione sua marca para este público. Todas as grandes empresas já fizeram isso.
Entender seu público-alvo não é apenas sobre coletar dados; é sobre construir conexões. Ao identificar, reconhecer e interagir com seu público do jeito dele, você cria experiências de consumo únicas e, como consequência, um aumento nas vendas para o seu negócio. Lembre-se, a chave está em evoluir junto com as mudanças nas preferências e necessidades do seu público, garantindo uma experiência única e imersiva.
Precisa de ajuda para compreender quem é o seu público ideal? A Pictore resolverá o seu problema. Onde há uma vontade, há um caminho.