Dicas para quem está começando seu primeiro negócio
Começar um novo negócio e se tornar um empreendedor é bem desafiador. Por isso preparamos essas dicas para você entender quais são os primeiros passos e como você pode otimizar os processos para aumentar as chances de sucesso.
1- Viabilize o negócio
Por melhor que seja sua ideia, será que o mercado está aberto para ela? Muitas ideias surgem de necessidades ou desejos pessoais do empreendedor e isso pode colocar seu negócio em risco. Faça pesquisas, analise o mercado e descubra se seu projeto terá público para sustentá-lo.
Muitas vezes a idealização do negócio surge ao identificar uma demanda de mercado ainda pouco explorada. Descubra por que poucos ou nenhum negócio está explorando esse nicho e busque conhecer porque empresas já fracassaram ao tentar explorar.
2- Planeje
É muito importante um planejamento sólido para iniciar seu negócio. Coloque no papel, na planilha, crie fluxogramas etc. Faça contas. Determine a perspectiva quantitativa de vendas. Analise concorrentes e defina um benchmark para ter como referência.
Crie o perfil de quem consumirá seu produto e descubra quanto ele estaria disposto a pagar por ele. Precifique da forma correta, considere custos fixos, custos com publicidade etc. Enfim, defina o custo por aquisição e garanta a possibilidade de lucro.
3- Valide seu negócio
Validar um negócio é descobrir, na prática, se o mercado o aceitará. Para isso, é preciso criar um protótipo do negócio e aplicá-lo em pequena escala. Não se acomode nesta fase, validar o negócio é o momento mais desafiador do empreendedor.
Descubra quais fatores estão dificultando a entrada do produto no mercado e seja persistente para contorná-los. Pode ser o próprio produto ou serviço, o preço, o público a quem está sendo direcionado, sua divulgação etc. Lembre-se que nenhum negócio nasceu perfeito.
4- Aplique um modelo financeiro
Você precisa saber exatamente quais são os custos para operar seu negócio, quanto precisa ser investido para o seu crescimento e qual o seu faturamento atual e projetado. Considere sempre um capital de giro e nunca misture contas pessoais com contas da empresa.
Aplicar um modelo financeiro é garantir que sua empresa esteja trabalhando com lucro, e caso esteja trabalhando com prejuízo, que isso tenha sido previsto e necessário.
5- Formalize
Aqui vou ser bem direto: um negócio sem um CNPJ é como uma pessoa sem CPF. Não corra o risco de ser descredibilizado no mercado ou ter problemas com a lei.
6- Divulgue
Aqui eu apelo para a máxima: “Um bom negócio sem divulgação, é apenas um bom negócio desconhecido”. E um negócio desconhecido não vende, não gera faturamento e não consegue se manter no mercado.
Não utilize sua divulgação apenas para vender mais; utilize também para posicionar seu negócio no mercado, gerar relacionamentos e fortalecer sua marca. Não basta que as pessoas saibam sobre seu negócio, mas que conheçam também seus valores e suas qualidades.
7- Não tente fazer tudo sozinho
O bom empreendedor não é aquele que consegue fazer tudo, mas aquele que consegue enxergar suas próprias limitações e buscar mais recursos humanos para seu negócio; seja na contratação de funcionários, consultorias, empresas etc. O importante é saber que você precisará de ajuda em algum momento.
O empreendedor deve focar em suas habilidades. Ficar preso em processos em que você não consegue performance vai apenas atrasar ou inviabilizar o crescimento do negócio. Não é porque você consegue fazer, que é você quem deve fazer. Terceirize responsabilidades.
8- Esteja disposto a trabalhar muito
Uma das características do empreendedor é dar muito valor a sua vida profissional. Ele não tem horário fixo, nem carga de trabalho, os problemas geralmente caem nas mãos dele e muitas vezes seu negócio influencia diretamente em sua vida pessoal.
Ao escolher empreender, saiba que tocar um negócio deve ser algo que te motive e dê prazer; provavelmente você gastará horas de lazer pensando sobre como resolver um problema ou como melhorar seu produto ou serviço. Mas saiba também que é algo muito compensador.
A Pictore conhece as dores do empreendedor e está preparada para ser seu parceiro em qualquer empreitada. Navegue em nosso site e conheça nossos serviços e como podemos ser seu parceiro de negócios.