Instagram, o novo Tiktok? O que pensam os usuários
Quem é usuário das duas redes “vizinhas” sabe que uma tendência está clara: o Instagram se esforça cada vez mais para se aproximar da fórmula magnética do TikTok, que atrai cada vez mais usuários. Com isso, o Instagram se distancia ainda mais de ser o que era o Instagram, para se tornar uma alternativa ao TikTok.
Para muitos, essa mudança é a melhor oportunidade de crescer em uma rede já dominada por perfis gigantes, e contas outrora ofuscadas por usuários blindados pelo antigo algoritmo, agora enxergam a oportunidade de se destacarem nesse novo formato, deixando para trás quem não se adaptar ao novo.
Mas o que é oportunidade para uns se torna revolta para outros. Muitos perfis que suaram a camisa para crescerem e se tornarem uma potência na rede, agora veem as entregas de seu conteúdo cada vez mais baixas, e muitos negócios construídos em cima do Instagram estão perdendo audiência e, consequentemente, dinheiro.
Make Instagram Instagram Again
A iniciativa começou na gringa, mas o clamor já atinge também perfis tupiniquins. “Faça o Instagram voltar a ser o Instagram” já viralizou na própria rede e, finalmente, o que era só conversa entre amigos se tornou um tópico relevante: o que os usuários pensam sobre essa mudança?
Como tudo na internet acontece muito rápido, ainda mais quando impulsionado por perfis populares como @kyliejenner e @kimkardashian, o clamor já se tornou até petição e hoje conta com mais de 150k assinaturas em uma das plataformas mais populares, a change.org.
E o que as pessoas mais sentem faltam no Instagram? Isso foi resumido de forma muito clara no post massivamente compartilhado : “Instagram, pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos legais dos meus amigos”. O post original, nos primeiros 3 dias, já acumulava mais de 1.6M de likes e mais de 30k comentários.
Como isso pode afetar o seu negócio?
A primeira coisa a se considerar: Se o Instagram já sabia dessa insatisfação mas nunca se manifestou, essa repercussão definitivamente fará a empresa se manifestar: seja por pronunciamento, seja por mudanças. E isso pode não ser muito bom para os negócios.
Pela primeira vez na história da rede, que até então só acumulava fãs (ao considerar nível relevante de opiniões), os usuários demonstraram uma insatisfação real com a mesma, e isso não é nada bom.
As mudanças que o Instagram vem sofrendo demonstram uma clara instabilidade, e um cenário instável talvez não seja o melhor para investir esforço. Analisar as recentes mudanças mostram que ainda não há fórmula certa, e qualquer esforço de mudança pode ser um desperdício caso a rede opte por mudar novamente os formatos privilegiados e o seu algoritmo de entrega.
Talvez o momento atual é o melhor cenário para o seu negócio fortalecer em outros veículos de comunicação: redes sociais alternativas, sites, blogs, mídias de base, anúncios, etc. A Pictore pode te ajudar a encontrar novas alternativas para tornar seu negócio relevante no mercado e fortalecer sua marca, tornando-a blindada para um futuro incerto que por ora tira o Instagram do jogo como a melhor alternativa de comunicação.