O Instagram ficou offline; o que aprendemos com isso?
Há pouco tempo escrevi um artigo que alertava sobre os riscos de tornar um negócio dependente do Instagram. No dia 04/10/21, tivemos a oportunidade de compreender melhor ainda a gravidade desta situação.
Neste dia, o Instagram e outros serviços da Facebook, Inc. ficaram offline por várias horas. O posicionamento da empresa durante o blackout? Nenhum. Apenas um pedido de desculpas raso: we apologize for any inconvenience, ou, pedimos desculpas por qualquer inconveniente.
Sim, a paralisação de seu negócio é tratada como um mero inconveniente pela gigante das redes sociais, e é muito importante que você nunca se esqueça disso.
O que aprendemos com essa queda do Instagram?
1- Se seu negócio parou, você precisa rever suas estratégias
Empresas que dependiam exclusivamente do Instagram para fazer negócios literalmente pararam. E o pior, não podiam fazer nada para resolver além de esperar. Com isso, reforço minha indagação: e quando o Instagram morrer definitivamente?
2- Valorize seus próprios canais
Empresas que contavam com lojas virtuais, bons sites institucionais, sistemas de atendimento e outros recursos próprios passaram muito melhor pela queda. Muitas não tiveram nenhum prejuízo.
3- Entenda que seu negócio é importante para você. Só para você.
Para muitos empreendedores, o prejuízo e a dor de ver o negócio parado foi grande. Para o Instagram, a única preocupação era a queda de suas próprias ações na bolsa. Invista em seu negócio, faça ela voar com as próprias asas e seja o mais independente possível.
4- Uma marca forte blinda qualquer negócio
As pessoas não pararam de consumir e nem de contratar. Mas sem o estímulo do Instagram elas alcançavam apenas as empresas que já estavam com a marca consolidada positivamente em sua mente. Fortalecer a marca é a melhor estratégia para vencer crises.
5- Tenha meios alternativos de comunicação
Para quem só dependia do Instagram, a paralisação foi total. Já para os negócios que investiam em outros veículos de comunicação, a paralisação foi apenas parcial. Nunca centralize toda sua comunicação apenas em um veículo.
Felizmente, a paralisação não durou mais que 6 horas; mas já foi o suficiente para alertar a todos sobre o risco de depositar todos os recursos de nosso negócio apenas em uma ferramenta. Que o alerta sirva para que os empreendedores despertem para a necessidade de diversificar os meios de comunicação e criar estratégias alternativas de divulgação.
A Pictore vai te ajudar a diversificar a comunicação de seu negócio, ao mesmo tempo que explora todos os recursos do Instagram (enquanto ele ainda está firme no mercado). Nos chame para criarmos estratégias de comunicação seguras para o seu negócio.