O Instagram vai morrer. Você está preparado?
Desde que foi lançado em 2010, o Instagram vem passando por constantes transformações para se manter entre as principais redes sociais. Grande parte destas mudanças aconteceram para tentar absorver para si ideias de outras redes em ascensão.
Os stories vieram do Snapchat, as hashtags vieram do Twitter, o IGTV tem uma clara inspiração no YouTube e o Reels é uma carona que o Instagram tenta pegar no sucesso do Tiktok. Com tantas ideias chupadas, hoje é impossível definir o que de fato é o Instagram.
A estratégia vem dando certo, principalmente no Brasil
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais acessa o Instagram, com 110 milhões de usuários ativos. Isso representa 10% de toda rede. Mas o que devemos questionar é o que motiva as pessoas a estarem no Instagram.
Quanto mais pessoas em uma rede, mais pessoas querem estar nesta rede. Este efeito manada, juntamente com o Fear of missing out (algo como “medo de ficar de fora”), é o que faz tantas pessoas se manterem conectadas ao Instagram.
Além disso, o modelo do Instagram é único no Brasil, não tendo nenhuma outra rede social relevante que ofereça experiência semelhante a ele. E tal experiência já foi incorporada aos hábitos da massiva base de usuários da plataforma.
Armadilhas por trás de uma boa ferramenta de negócio
Com números tão expressivos, foi natural que muitos negócios surgissem e prosperassem impulsionados pelos relacionamentos gerados no Instagram. Porém, muitos destes negócios se tornaram dependentes da rede para se manterem no mercado (primeira armadilha).
Focado nisso, o Instagram vem investindo cada vez mais em proporcionar um ambiente completo para gerar negócios e com isso, muitas pessoas e empresas estão concentrando todo seu negócio na rede, abrindo mão de criarem estruturas próprias (segunda armadilha).
Instagram é uma Rede Social, mas até quando?
Com foco em se destacar como ferramenta comercial, o Instagram vem perdendo seu perfil “social”. Gradativamente, os stories e a timeline vem se tornando cada vez mais um canal de vendas (seja de produtos, serviços ou influência). E isso pode não ser bom para a rede.
Por ora, ações promocionais disfarçadas de dicas de influencers, lives e propagandas pontuais tem se demonstrado muito eficiente. Mas até quando o público estará disposto a estar em uma rede “social” cujo principal objetivo é estimulá-lo a consumir, ao invés de entretê-lo?
O Instagram vai morrer
Com certeza vai. É possível prever quando? Não. O que é possível é analisar alguns fatos e constatar que os riscos de queda não são nulos e nem irrelevantes. Apesar dos números demonstrarem que o uso da plataforma só cresce, tudo pode acontecer muito rápido.
Essas informações devem nos deixar atentos às armadilhas que citei acima e nos levarem a analisar: “Até que ponto meu negócio depende do Instagram?” Ou, em um caso mais extremo: “Meu negócio é minha página no Instagram?”
Qual relação seu negócio deve ter com o Instagram
O Instagram é uma ferramenta excelente para negócios e deve ser explorada como tal. A rede nunca esteve tão em alta e com tantos usuários engajados. É necessário que você tenha relevância na rede e explorá-la comercialmente é uma obrigação para qualquer negócio.
O que é preciso é ter a consciência de que tudo isso não durará para sempre e que é preciso fortalecer mais a sua marca do que a sua página no Instagram. O Instagram deve ser a ponte para seus recursos próprios: sua loja virtual, seu site, seu blog, etc.
Basta entender que nem o Instagram e nem nenhuma rede social deve ser essencial para o seu negócio! Como toda ferramenta de comunicação, as redes sociais devem cumprir o papel de divulgar e fortalecer sua marca e torná-la relevante no mercado. Mas antes de tudo, sua marca deve ser independente!