O que considerar ao criar um conteúdo para redes sociais
A Pictore preparou algumas dicas para ajudar você a impulsionar suas mídias sociais de forma orgânica, fidelizar seus seguidores e garantir engajamento.
O conteúdo
É preciso desvincular seu gosto pessoal da persona de sua empresa. Não importa o que você gosta, mas o que gera interesse em seu público. Você achar que chocolate amargo é melhor que chocolate ao leite não significa que seu público pense da mesma forma. É necessário conhecer e entender qual chocolate desperta mais a atenção do seu público, e nem sempre isso é óbvio.
Dispute a atenção
As redes sociais estimulam a mudança de foco e a competição por atenção é acirrada. Basta arrastar o dedo para seu conteúdo ser completamente ignorado. Por isso mesmo, o primeiro estímulo é importantíssimo e você deve fugir do comum, pois seu público ignorará o que for “mais do mesmo”. Evite fórmulas prontas e siga essas dicas:
- Vincule seu conteúdo a uma imagem chamativa;
- Garanta que o título ou chamada desperte interesse imediato;
- Gere estranhamento para despertar curiosidade;
- Ofereça algo que estimule a atenção no conteúdo;
- Seja direto.
Garanta a satisfação
Evite a sensação do “perdi meu tempo vendo isto”. Ofereça algo que faça valer a pena. Pode ser dicas, indicações, “how to”, saiba mais, oportunidades ou quaisquer outros recursos que gere a sensação de recompensa. Fuja de tudo que não agregue algo útil, evitando gerar uma imagem negativa de sua empresa.
Humanize a comunicação
Rede Social não é blog, mas sim relacionamento. Seu conteúdo deve incentivar a interação com o público sem parecer mecanizado. Evite clichês como “deixe nos comentários qual o seu favorito” e use sua criatividade para estimular essa troca de forma a gerar simpatia com seus seguidores.
Utilize o formato correto
Cada meio exige um formato específico. Um grande erro é gerar conteúdo idêntico para stories do Instagram, feed do facebook e vídeo do YouTube. Entender a diferença de cada um é essencial e é preciso utilizar a linguagem de cada meio.
Utilize vários meios
Pessoas com o mesmo perfil estarão em diferentes redes buscando conteúdo no formato que mais lhes agrada. Ficar limitado apenas a uma rede social é desperdiçar o potencial de um conteúdo gerado. Mesmo com as adaptações necessárias, diversificá-lo em vários canais é garantia de abrangência e consequentemente maior retenção.
Analise as métricas
Algumas redes sociais lhe permite acompanhar métricas e engajamento do público, inclusive exibindo o perfil e algumas características de quem está absorvendo seu conteúdo. Analisar essas informações é uma excelente forma de garantir que seu conteúdo está atingindo quem você realmente está mirando.
Tenha objetivo
Gerar conteúdo é um trabalho como qualquer outro: exige dedicação, tempo, estudo, etc. Para valer a pena, é necessário cumprir um objetivo, e nem sempre será vender um produto ou serviço. Algumas estratégias podem ser: melhorar a imagem da empresa, firmar a empresa como especialista, aumentar a visibilidade, alcançar potenciais clientes, etc.
Independente do objetivo, garantir a eficiência é fundamental e espero que com essas dicas a Pictore tenha ajudado você a melhorar a comunicação de sua empresa nas redes sociais.