O que você precisa saber sobre marketing em 2023
Um novo ano se inicia. É um ótimo momento para rever as estratégias de marketing e divulgação de seu negócio. Aqui vão algumas dicas do cenário esperado para 2023 para quem quer se destacar no mercado.
1- Produza conteúdo em vídeo
Criação de conteúdo em vídeo se tornou uma tendência irreversível. Em todos os seus formatos e plataformas (YouTube, Tiktok, Reels, etc), produzi-los se tornou essencial para estar alinhado com as expectativas e engajamento do público.
2- Saiba lidar com consumidores mais antenados
O consumidor está mais seletivo e consciente. Não dá para comprar tudo, principalmente em um cenário socioeconômico desafiador como o atual. As pessoas pesquisarão mais antes de comprarem e priorizarão aquilo que sentirem maior desejo ou necessidade. Não basta apenas anunciar, é preciso criar argumentos fortes para se tornar prioridade de consumo.
3- O consumo online aumentou (e aumentará mais)
Conforme as novas gerações ganham poder de consumo e as antigas se adéquam ao novo mercado, mais a comodidade do online se torna dominante no processo de compra. Para um negócio tradicional, possuir um canal de venda online é tão necessário hoje quanto sua fachada física.
4- Marketing com diversidade e inclusão
Fatores sociais e políticos colocarão assuntos sobre diversidade e inclusão em alta. Espera-se que as grandes marcas foquem ainda mais em suas políticas de representatividade, o que gerará engajamento espontâneo neste assunto. Explorar o marketing com diversidade e inclusão é gerar oportunidades de negócio e contribuir para um mundo melhor.
5- Foco em privacidade
Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil em 2021, o assunto privacidade de dados se tornou popular entre as pessoas. Hoje o consumidor se preocupa em proteger seus dados pessoais e se sente agredido quando há abuso no tratamento de suas informações.
6- Não seja “mais do mesmo”
Com o marketing digital em alta, é muito fácil um negócio cair na classificação “Mais do Mesmo”. É preciso inovar nas ações online para não ser apenas mais um conteúdo genérico passando na tela do consumidor. Conquistar atenção é um desafio, e nem sempre é fácil encontrar boas estratégias.
Precisa de ajuda para se destacar em 2023? Conte sempre com a Pictore.